A constituição de uma empresa passa por dois momentos distintos (sendo que o primeiro não é obrigatório), são eles a Requisição do Certificado de Admissibilidade e o Registo da Empresa.
Certificado de Admissibilidade
O Certificado de Admissibilidade é um documento que comprova a admissibilidade de utilização de uma firma ou denominação.
🎯 Para este efeito será preenchido um formulário online onde podemos indicar 3 firmas diferentes. Neste momento também tem que estar definido qual será atividade pois temos que indicar o CAE e o objeto social da futura empresa.
🚩 O certificado de admissibilidade não é obrigatório. Neste caso podem escolher um nome da base de dados ou então utilizar nomes/apelidos dos sócios.
‼️ Este certificado tem um custo de 75 €.
Registo da Empresa na Hora
O Registo da Empresa na Hora é realizado num balcão “Empresa na Hora” e tal como o nome indica fica disponível imediatamente.
💯 No momento terão de estar presentes todos os sócios da empresa que deverão levar os Cartões de Cidadão.
🎯 No caso de terem adquirido o Certificado de Admissibilidade, terão de levar também esse documento.
🚩 Caso já tenha Contabilista (não sendo obrigatório estar presente) é importante que este acompanhe todo o processo.
‼️ Este registo tem um custo de 360 €.
Registo da Empresa Online
Mais fácil, rápido e cómodo, o Registo da Empresa Online pode ser feito por via digital sem a necessidade de deslocação à Conservatória de Registo Comercial e ainda consegue ter uma poupança significativa.
🎯 Neste caso, todos os sócios deverão ter a assinatura digital do Cartão de Cidadão válida e ativa ou a chave móvel digital.
🚩 O registo é válido para todas a novas empresas e demora cerca de 4 dias a ficar completo.
‼️ Este registo tem um custo de 220 €.
*Este artigo deve ser usado apenas para fins informativos. Deverá consultar a legislação em vigor.